Nubank, Nubanc, by Matt LeBlanc
O contexto
O Nubank tem explorado o território do entretenimento em suas comunicações nos últimos anos, em um movimento de engajar os fandoms e criar relevância para públicos apaixonados por filmes e séries. Embora a instituição financeira já conte com mais de 100 milhões de clientes em toda a América Latina, a marca ainda busca se consolidar entre o público millennial. Hashtags como #30teen e #whydontmillennialsage têm mostrado que esse público específico se interessa muito por temas nostálgicos nas redes sociais, e tende a se conectar com esse tipo de conteúdo.
A ideia
No ano em que a série Friends completa 25 anos, o momento não poderia ser mais propício para um resgate nostálgico com os fãs no Brasil. Foi então que o nome do ator Matt LeBlanc, que conquistou reconhecimento mundial interpretando Joey Tribbiani, de Friends, entrou em cena. Em uma campanha divertida e bem-humorada, o Nubank criou uma história em que o ator se cansa de lidar com burocracias financeiras após não conseguir concluir uma compra online. Ele então tenta resolver a situação, sem sucesso, até que entra em um delírio que o leva a uma epifania: criar seu próprio banco — e adivinha? A solução que ele procurava estava no nome dele o tempo todo.
A execução
Além do filme principal, com mais de seis minutos de duração, a comunicação também contemplou quatro vídeos de produto, que mostram a continuação da história principal. Dessa vez, Matt LeBlanc estrela as campanhas como o novo garoto-propaganda do Nubank, trazendo irreverência e Easter eggs para os fãs da série. E para promover ainda mais engajamento e conversas sobre a comunicação, Nubank criou um game show para testar os conhecimentos dos fãs sobre a série. O conteúdo foi apresentado por Dani Calabresa, assumidamente, fã de carteirinha de Friends.
Mais projetos